O que é o FALE
O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento internacional e itinerante, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa, em todos os níveis. Sua prática está fundamentada para a participação dos graduandos de cursos de Letras, Linguística e áreas afins das diferentes instituições do país.
Neste ano de 2023, deparamo-nos com o resultado de quatro anos de uma política depredatória de tudo o que envolve ciência como nunca antes visto na história recente do Brasil. Então, é urgente a reflexão acerca das dificuldades que antes não estavam no rol de discussão das pesquisas, como: em que aspecto as Instituições de Ensino Superior falharam para que houvesse um contingente significativo de brasileiros desabilitando o discurso científico.
Assim sendo, compreendemos a importância da resistência significativa que a discussão sobre a pesquisa na graduação promove, acontecendo por meio de encontros presenciais, respeitando as regras sanitárias, bem como, a comprovação de vacinação completa para ingressar nas dependências onde ocorrerão as atividades do FALE.
Considerando-se que o FALE é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade e demais IES, um lugar de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento e com a prioridade de inserir o acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa, realizaremos o 34º Fórum Acadêmico de Letras (34° FALE) com o tema "Desafios da pesquisa na graduação". O evento será realizado presencialmente nas IES que co-organizaram o evento: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém, e a Universidade Federal do Pará, campus Belém, nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2023, com o apoio da ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras.
A edição contará com conferências, mesas-redondas e oficinas de pesquisa que tematizam as políticas e experiências de pesquisa docente e discente. O espaço será aberto para que tanto professores como acadêmicos convidados e participantes tracem juntos planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios, compreendendo como fundamental o combate à distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja, de fato, indissociável na formação do estudante de Letras.
No FALE, todas as oficinas são "oficinas de pesquisa", o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.
Bom evento a todos!
IFPA - Belém / UFPA - Belém / ANPGL