Edição comemorativa dos 30 anos do movimento pela pesquisa na graduação

O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante que neste ano é organizado pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Nesta edição além da intenção de desenvolver um espaço de discussão voltado para os graduandos de Letras de diferentes instituições do país, no sentido de promover a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na universidade, também daremos destaque aos 30 anos do movimento de pesquisa na graduação.

Para isso, todas conferências, mesas-redondas e oficinas acontecem em torno das políticas e experiências de pesquisa. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras.

Conforme à metodologia do FALE, todas oficinas são de pesquisa, assim como, todas discussões de todas áreas passam pela criação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante do evento, sendo o melhor premiado durante o encerramento do evento.

O FALE é e sempre será um evento revolucionário, propõe não só que alunos de graduação façam pesquisas, mas defende a pesquisa como prática constitutiva da formação dos alunos. Compreende que cada disciplina ofertada na graduação pode ser um momento de realização de uma investigação científica.

Neste sentido, o evento chega também em sua trigésima edição, tendo já sido realizado em todas as regiões do Brasil e em diversos estados, alguns mais de uma vez. Esta é a primeira edição do evento em Natal, retornamos ao Rio Grande do Norte, desta vez, em sua capital, e esperamos poder contar com a participação de todos vocês, tanto para participar e contribuir com as discussões do evento, como para em clima de comemoração, consolidarmos um movimento que completa seus 30 anos de existência.

Para apresentação de trabalho, o regulamento só permite alunos de graduação ainda matriculados ou egressos que concluíram o curso nos últimos 12 meses. Além disso, o trabalho precisa atender uma das linhas de pesquisa apresentadas nas normas de inscrição.