HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 | LOCAL |
16h15 |
A IMAGEM DO INDÍGENA NO ROMANCE "O KARAÍBA", DE DANIEL MUNDURUKU Ralysson Entony Ferreira Azevedo (UFPA) |
Laboratório de Línguas Estrangeiras, Bloco M. |
16h30 |
O ETHOS DISCURSIVO E A POLIDEZ: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE DOIS ESCRITORES AFRO-BRASILEIROS. Noemy Oliveira Santos (UFPA) |
|
16h45 | ||
17h |
PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM ATIVIDADES GAMIFICADAS Victória Gabriela da Costa França (UFPA) |
|
17h15 |
CONTRIBUIÇÕES DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS PARA ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM NA LEITURA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS Diana Gomes Lopes (UFPA/FALE/ILC) |
|
17h30 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 | LOCAL |
16h15 |
O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA EM LEITURA ORAL E DA COMPREENSÃO LEITORA DE PARTICIPANTES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS Gleissy Helem Pinheiro de Oliveira (UFPA) |
Laboratório de Língua Materna, Bloco M. |
16h30 |
ARGUMENTAÇÃO E AUTORIA: ANÁLISE DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Adrienny Carolina Ramos Souza (IFPA) |
|
16h45 |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PASSO INICIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA Hélton Luiz Souza da Silva (UFPA) |
|
17h |
NOTÍCIA JORNALÍSTICA PARA SURDOS Larissa Salgado da Luz (UFPA) Taís de Nazaré Ferreira de Oliveira (UFPA) |
|
17h15 |
ICONICIDADE NA LÍNGUA DE SINAIS: REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO DE LIBRAS COMO L2 DE GRADUANDOS DA UFPA Lenyce Fernanda Nascimento Almeida Pereira (UFPA) |
|
17h30 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 | LOCAL |
16h15 |
PRÁTICAS LITERÁRIAS NA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO MÉDIO: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO EM RELAÇÃO À LITERATURA Tamires Magalhaes Cordeiro (UFPA) |
Ateliê de texto e pesquisa, Bloco M. |
16h30 |
EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM OFICINAS LITERÁRIAS ANA PAULA DE SOUZA COSTA (UFPA) |
|
16h45 |
A PRÁTICA DE PESQUISAR NA GRADUAÇÃO E SEUS REFLEXOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS Rosa Alice de Lima Rocha (Universidade Estadual do Maranhão) |
|
17h |
TABU LINGUÍSTICO: UM ESTUDO DOS SIGNIFICANTES ATRIBUÍDOS À GENITÁLIA FEMININA Anita Rebeca Silva Santos (UFMA) Willamy Correia da Silva (UFMA) |
|
17h15 |
ANÁFORAS ENCAPSULADORAS EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Caliane Portelada da Silva (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) Camylle Crystina Pessoa Bezerra (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) |
|
17h30 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 4 | LOCAL |
16h15 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DA AMAZÔNIA: CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS Gabriel da Silva Mendonça (UFRA) Maria Leonor Vale Gama (UFRA) |
Sala 02 - Pós-graduação, Bloco H. |
16h30 |
RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO TEMÁTICO Eduarda Abreu do Nascimento (IFPA/BELÉM) Lucas Pinto de Almeida (IFPA - Belém) |
|
16h45 |
A MONITORIA DE LINGUÍSTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ Maria Rafaela Balbino Gomes (UEPA) |
|
17h |
O PROFESSOR PESQUISADOR E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR UM OLHAR QUILOMBOLA MAIANE DO COUTO CARVALHO (UFPA) |
|
17h15 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 | LOCAL |
11h |
CLARICE LISPECTOR E MARIA ONDINA BRAGA: RESISTÊNCIAS COTIDIANAS Rodrigo Costa Tenreiro Aranha (UFPA) |
Auditório Ruy Barata (PPGL) |
11h15 |
ENTRELINHAS ENTRE LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR, E ANTÍGONA, DE SÓFOCLES: O TRÁGICO, O SAGRADO E O FEMININO COMO CARACTERÍSTICAS MARCANTES DAS OBRAS Estefany Sodré da Costa (UEPA) |
|
11h30 | ||
11h45 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 6 | LOCAL |
11h |
IDIOSSINCRASIAS DO AUTORITARISMO E DA VIOLÊNCIA NOS CONTOS "A BRUSCA" E O "O CONVIDADO DEBAIXO DA MESA" DE AGUSTINA BESSA LUÍS José Reinaldo Alves Barros Filho (UFPA) |
Sala 111 (PPGL) |
11h15 |
ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO TRÁGICO EM AS BACANTES, DE EURÍPEDES, E LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR Ana Carolina Monteiro Assunção (UEPA) |
|
11h30 |
A REPRESENTAÇÃO DA SECA DE 1915 NA OBRA O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ ATRAVÉS DOS PERSONAGENS CHICO BENTO E CORDULINA Júlio César Costa da Silva (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Campus Pedreiras) |
|
11h45 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 7 | LOCAL |
11h |
O TRÁGICO NIETZSCHIANO E A SIMBOLOGIA DAS CORES EM LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR Ádria Araújo Costa Godinho (UEPA) Alice Lisboa Maciel (UEPA) |
Sala 112 (PPGL) |
11h15 |
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA DA AMAZÔNIA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE NOVOS ESCRITORES PARAENSES Daniela da Costa Alves de Souza (IFPA) Adrienny Carolina Ramos Souza (IFPA) |
|
11h30 |
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA OBRA "A ESCRAVA" DE MARIA FIRMINA DOS REIS Rahilda Santos Pessoa (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) Thiago da Silva Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) |
|
11h45 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 8 | LOCAL |
11h |
CHUVAS E TROVOADAS E MIGUEL, MIGUEL: UM OLHAR DESCOLONIAL SOBRE AS OUTRAS AMAZÔNIAS Luana dos Santos Ribeiro (UFPA) |
Sala 113 (PPGL) |
11h15 |
O VENDEDOR DE PASSADOS E A BUSCA DA IDENTIDADE POR JOSÉ BUCHMANN Fly W. Costa Baima (UFMA CAMPUS-BACABAL) |
|
11h30 |
ESTÉTICA DA RECEPÇÃO UM ESTUDO SOBRE A OBRA MISSA DO GALO, MACHADO DE ASSIS. Bárbara Pastana Barros (IFPA) |
|
11h45 | Debate |
HORA | SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 9 | LOCAL |
11h |
OS EFEITOS DA LUSITANIZAÇÃO NA POLÍTICA LINGUÍSTICA BRASILEIRA Allan Vitor Pereira Chaves (UFPA) |
Sala 114 (PPGL) |
11h15 |
O ALUNO-AUTOR COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO ESTANTE MÁGICA, EM BELÉM-PA. ANGELICA LIDIA FREIRE LOPES FONSECA (UFPA) |
|
11h30 |
LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ENSINO DE GÊNEROS COM SEQUÊNCIAS TEXTUAIS ARGUMENTATIVAS EMERSON SILVA SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) |
|
11h45 | Debate |