O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento internacional e itinerante, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Sua proposta está fundamentada na participação dos graduandos de cursos de Letras, Linguística e áreas afins das diferentes instituições do país.

Neste ano de 2022, compreendemos a importância da resistência significativa que a discussão sobre a pesquisa na graduação promove, e decidimos que é hora de retomarmos a realização de encontros presenciais, respeitando as regras sanitárias, bem como, a comprovação de vacinação completa para ingressar nas dependências que ocorrerão as atividades do FALE.

Considerando-se que o FALE é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade, um lugar de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento e com a prioridade de inserir o acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa, realizaremos o 33º Fórum Acadêmico de Letras – FALE com o tema "A pesquisa na graduação e a formação do professor/pesquisador". O evento será realizado presencialmente, na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, campus Pedreiras, entre os dias 15 e 17 de junho de 2022, organizado pela IES sede e a ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras.

A edição contará com conferências, mesas-redondas e oficinas de pesquisa que tematizam as políticas e experiências de pesquisa docente e discente. O espaço será aberto para que tanto professores como acadêmicos convidados e participantes tracem juntos planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios, compreendendo como fundamental o combate à distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja, de fato, indissociável na formação do estudante de Letras.

No FALE, todas as oficinas são "oficinas de pesquisa", o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

A proposta do evento, também visa viabilizar por meio das inscrições, recursos para desenvolver formas de incentivo concreto à pesquisa de graduandos, financiando uma bolsa de pesquisa proposta inicialmente em nossas oficinas.

Acessem fale.anpgl.com.br para informações, inscrições e associação.

Bom evento para todos!

ANPGL
LETRAS/UEMA-Pedreiras