32º FALE

FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS

O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Sua proposta está fundamentada na participação dos graduandos de cursos de Letras e Linguística das diferentes instituições do país.

Após comemorarmos 30 anos, na edição realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Campus Universitário de Natal/RN. Nos dias 19, 20 e 21 de Junho. A plenária final votou e estabeleceu o Campus de SINOP, da Universidade do Estado de Mato Grosso, como sede do 31º FALE. Porém, com a angústia e toda reviravolta que ainda vivenciamos com a pandemia do COVID-19, realizamos no ano e 2020, o FALE On-line – "ANPGL na Pandemia". Na oportunidade discutimos durante semanas a pesquisa na graduação a partir de conferências, mesas e oficinas sobre as diversas áreas do curso de letras.

Neste ano de 2021, mesmo com a permanência da necessidade de mantermos um distanciamento, compreendemos que a importância da resistência significativa que a discussão sobre a pesquisa na graduação promove. E considerando que o FALE é um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Um lugar de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, com a prioridade de inserir o acadêmico desde a graduação, no universo da pesquisa. Realizaremos o 32º Fórum Acadêmico de Letras – FALE, em formato on-line, nos dias 02, 03, e 04 de Junho de 2021. Com o tema "A pesquisa na Graduação em Debate". Com organização da UNEMAT e da ANPGL.

A edição contará com conferências, mesas-redondas e oficinas de pesquisa que tematizam as políticas e experiências de pesquisa docente e discente. O espaço será para que tanto professores, como acadêmicos convidados e participantes, traçarem juntos planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios, compreendendo como fundamental, o combate à distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja continuamente indissociável na formação do estudante de Letras.

No FALE, todas as oficinas são "oficinas de pesquisa", o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

Esclarecemos ainda, que nesta edição, iniciaremos nossa campanha de filiação de associados, incentivando a formação de uma rede que permita o fortalecimento de nossa resistência e mobilização pela pesquisa na graduação.

De todo modo, a ideia central, é que, com os recursos disponíveis após a realização do evento, possamos desenvolvermos realmente um incentivo literal de uma pesquisa de graduando, ou seja, financiarmos uma bolsa para desenvolvimento de projeto de pesquisa iniciado em uma de nossas oficinas.

Bom evento para todos!

Direção ANPGL.
Março de 2021.